terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Episódio 2 (cap. 1)

São Paulo



Cena:
Julia, na faculdade

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

[em aula]

Julia [pergunta ao professor]: Antigamente, preconizava-se que a união estável precisava ter 5 anos de relacionamento do casal. Mas, hoje, esse prazo não exista mais. Como o juiz vai definir uma situação de um casal que convive a oito meses paralela à situação de outro que vive cinco anos juntos?

Professor: Bem, isso é um tanto complexo para o judiciário sim. Mas, a coisa não é aleatória. Quando um casal, ou uma das partes, vai ao judiciário pedir o reconhecimento da sua união para definir partilha de bens ou possivelmente uma pensão alimentícia para um deles, o judiciário vai observar - por meio de testemunhas - se houve entre eles uma convivência pública (não pode ser escondida), contínua (ou seja, firme, não aquels vai e vem) e duradoura com a finalidade de compor uma família (o que não significa necessariamente ter filhos), ou seja, se a união entre eles foi uma união estável, e não instável.

Kezia: Professor, quer dizer que o judiciário valida a união de um casal amasiado? Um pastor vai ter que tolerar isso então?

Professor:  Devo lhe corrigir, esse termo é impróprio, não existe amasiado no Direito, o caso em pauta se trata de uma relação estável e protegida legalmente, onde denominamos companheiros.O que o Estado faz não é criar a família, mas oferecer amparo a ela. É até arriscado um pastor se dirigir a um casal assim, dependendo da maneira como falar, pois pode caber indenização por danos morais. Ninguém está infringindo lei por ter constituído família (independente de documento). Noutra aula veremos isso. Por hoje, ficamos por aqui, pessoal.

______________________________________________

Higienópolis




Cena:
Felipe no consultório 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
[na sala]

paciente [uma garota]: doutor, eu sinto dores de cabeça todos os dias.
Felipe: quais são as suas atividades durante o dia?
paciente: vou à escola de manhã, de tarde eu fico no Face, depois leio um pouco, ai volto pro Face, e...a noite, às vezes, eu saio com minha as amigas.
Felipe: dorme cedo?
paciente: não, tipo umas 2h da madruga.
Felipe: E a na sua alimentação, tem trigo, leite, alguma coisa pastosa...?
paciente: tem tudo isso.
Felipe: vamos fazer alguns exames pra gente eliminar algumas possibilidades, ok? Enquanto isso você diminui o tempo de internet, durma mais cedo e vamos fazer uma dieta com menos açúcar, menos leite, menos gordura, está bem?
paciente: sim senhor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário